BELLY TOUR: SÍRIA

Um lugar de muitos contrastes. Com paisagens lindas, mas constantes conflitos entre sua população, a Síria comove e encanta muitos brasileiros.
Oficialmente República Árabe Síria, é um país árabe no Sudeste Asiático que faz fronteira com o Líbano e o Mar Mediterrâneo a oeste, Israel no sudeste, Jordânia no sul, Iraque a leste e Turquia no norte.

CURIOSIDADES:

Capital | Damasco
População | 20,82 milhões de habitantes (registro feito em 2011 pelo Banco Mundial)
Presidente | Bashar al-Assad
Continente | Ásia
Língua Oficial | Árabe
Escrita | Síria em árabe: سورية sūriyyaħ ou سوريا sūriyā

Dança do Ventre SÍRIA – BRASIL

No final do século XIX, a dança do ventre conheceu novas terras e principalmente o Brasil. Fugindo da guerra civil, os árabes - sírios e libaneses refugiaram-se aqui e trouxeram consigo uma das maiores belezas de sua cultura – a dança do ventre. Em meados dos anos 70, muitos restaurantes que eram frequentados por pessoas da colônia, acrescentaram em sua rotina apresentações de dança do ventre, eram apresentações com música ao vivo, como nos dias de hoje ainda em muitos restaurantes. Naquela época, lugares como Clube Homs, Porta Aberta, Semíramis e Bier Maza, todos em São Paulo, traziam instrumentistas que tocavam alaúde, derbake e daff (instrumentos típicos árabes). Depois de um tempo, as “casas” tornaram referencia no estilo e aos poucos acrescentaram novos instrumentos formando bandas que alegrava os jantarem e interagiam com as bailarinas que abrilhantavam o local.

Hoje em dia, a Síria sofre pelos constantes confrontos, pouco se comentam sobre festas ou comemorações no país, raro ver apresentações ricas de dança do ventre, mas o pouco que se sabe é que eles são muito fiéis à cultura e costumes.

Mas vamos falar do que é belo na Síria, se você vai visitar o país, não deixe de dar um pulinho nestes lugares:

Mesquita do Omíadas

A Mesquita dos Omíadas, Mesquita de Umayyad ou Grande Mesquita de Damasco (em árabe: جامع بني أمية الكبير, traduzindo: Ğām' Banī 'Umayyah al-Kabīr) está localizada na cidade de Damasco, capital da Síria. Faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO e é considerado o quarto lugar mais sagrado para os muçulmanos.
A mesquita guarda lindos mosaicos e minaretes de sua construção original. Lá abriga também o famoso Mausoléu de Saladino no noroeste da Mesquita.

As-Suwayda ou Sweida

É uma cidade predominante drusa localizada no sudoeste da Síria, próxima a fronteira com a Jordânia. É a capital do governadorato de As-Suwayda, um dos 14 governadoratos da Síria, fazendo fronteira com a Jordânia do Sul, com Dara a oeste e Rif Dimashq ao leste e corte do país.

Bosra

Bosra ou Bostra é uma cidade pequena no sul do país, quase na fronteira também com a Jordânia. Nesta cidade se destacam as ruínas da antiga cidade romana, da qual um anfiteatro romano, construído com pedra escura, encontra-se em excelente estado de conservação. O restante da cidade foi construído com o mesmo material, porém não se encontra em bom estado de preservação. A via de acesso é a rodovia Damasco-Aman. Em Bosra estava acampada a Legio III Cyrenaica (legião romana, criada em 36 a.C por Marco Antônio, com o objetivo de apoiar candidatos derrotados do poder).

Aleppo

É a segunda maior cidade do país, capital da província homônima. Ocupa uma posição estratégica e maravilhosa entre o Mar Mediterrâneo e o Rio Eufrates. A importância da cidade consiste na sua localização, no fim da Rota da Seda Asiática.
Aleppo foi conhecida na antiguidade como Khalpe, Khalibon, e, para os antigos gregos, como Beroea.


Dentre muitos locais históricos, você também pode se encantar com Palmyra, Maaloula, Hamah, Qanawat, Lattakia, Homs, Tartus, Deir Ezzor, Saydnaya, Safita, Ar-Raqqah, Kassab e Jablah.



ONG Conheça a instituição MSF que leva ajuda humanitária para as vítimas de conflitos na Síria: http://www.msf.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...